Arquivo Historico
Tipo ELEIÇÃO DE 1925
DESCRIÇÃO DO DOCUMENTO COMPOSTO
Nível de descrição: Documento Composto 
Data: Inicial: 1925 | Final: 1925 
Legislatura: VII 
Dimensão e Suporte: 83 Caixas; papel 
Código de referência: PT-AHP/CDR/CVPoderes/S1/DC7 
Sumário: Eleição de 1925, realizada em 8 de Novembro, de acordo com a Lei Eleitoral de 1913,

sendo eleitos os 163 deputados da Câmara dos Deputados e os 68 senadores do Senado. Os deputados foram eleitos em círculos com listas plurinominais. Foram as últimas eleições legislativas realizadas na vigência da Constituição de 1911.

O novo parlamento iniciou a sessão em 2 de dezembro de 1925 e manteve-se em funções até à sua dissolução em 31 de maio de 1926, na sequência do golpe militar de 28 de maio de 1926.

Em sessão preparatória n.º 1, de 2 de Dezembro de 1925, sob a presidência do sr. José Mandes Nunes Loureiro, foram eleitas 3 comissões de verificação de deputados, constituídas da seguinte forma:

1.ª comissão - Alberto Vidal; António Dias, Custódio de Paiva, Raúl Portela, João Bacelar.

De acordo com a lei eleitoral, cabe a esta comissão verificar os processos eleitorais dos círculos eleitorais de Guimarães, Bragança, Penafiel, Lamego, Covilhã, Santarém, Lisboa Ocidental, Torres Vedras, Évora, Aljustrel, Angra do Heroísmo, Funchal, Cabo Verde, Angola, Macau, Moncorvo e Silves.

2.ª comissão - Henrique Cabral, Vaz Guedes, Teófilo Carneiro, Pedro Pita, Mariano Melo Vieira.

De acordo com a lei eleitoral, cabe a esta comissão verificar os processos eleitorais dos círculos eleitorais de Vila Real, Vila Nova de Gaia, Oliveira de Azeméis, Guarda, Arganil, Leiria, Tomar, Setúbal, Portalegre, Estremoz, Faro, Horta, Moçambique, Guiné, Timor, Aveiro, Coimbra e Viseu.

3.ª comissão - Baltasar Teixeira, Felizardo Saraiva, João Baptista da Silva, Lopes Cardoso, Marques Loureiro.

De acordo com a lei eleitoral, cabe a esta comissão verificar os processos eleitorais dos círculos eleitorais de Braga, Chaves, Porto, Santo Tirso, Gouveia, Castelo Branco, Alcobaça, Lisboa Oriental, Vila Franca de Xira, Elvas, Beja, Ponta Delgada, S. Tomé e Príncipe, Índia, Ponte de Lima, Viana do Castelo. 
Estado de Conservação: -- 
Instrumentos de descrição: Inventário- "Livro Azul" e Base Dados AHP 
Guia de fundos do Arquivo Histórico Parlamentar